Mediadores

  Bruna Toso de Alcântara

Bruna é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Mestrado em Estudos Estratégicos Internacionais pela mesma universidade e graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Relações Internacionais de Santa Maria (PRISMA/UFSM/CNPq) entre 2013 e 2015, do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE) entre 2016-2018 e do Grupo de Estudos de Defesa e Análises Internacionais (GEDAI/UNIR/CNPq) entre 2017 e 2019. Atualmente é membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED), da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) e da International Studies Association (ISA), além de pesquisadora do Grupo de Estudos de Defesa Aeroespacial e da Informação (GEDAI/UNIFA/CNPq) e research fellow do Alexander von Humboldt Institute for Internet and Society (HIIG). Possui como focos de pesquisa: Tecnologia, Estado e Segurança Internacional, Estudos Estratégicos Internacionais.

  Clara Iglesias Keller

Clara Iglesias Keller é Fellow do Hans-Bredow-Institut do Instituto Leibniz de Pesquisa em Mídia de outubro de 2019 a abril de 2020, onde está desenvolvendo sua pesquisa sobre estratégias regulatórias para desinformação. Possui doutorado (2019) e mestrado (2011) em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (Brasil), tendo redigido sua tese sobre requisitos de legitimidade regulatória de políticas públicas para serviços baseados na Internet. Ela também é formada em Direito de TI, Mídia e Comunicações pela London School of Economics and Political Science (2012).

Clara possui ampla e diversificada experiência nas áreas de TI, regulação de mídia e comunicações, além de direito constitucional e administrativo. Como professora visitante, ministrou regulação tecnológica na Fundação Getulio Vargas – FGV / RJ e Direito Constitucional na UERJ. Lá, ela também atuou como advogada pro bono da Clínica de Direitos Humanos e como editora executiva da revista acadêmica de direito Publicum. Na FGV / RJ, atuou também como pesquisadora sênior do projeto “Supremo em Números”, onde realizou pesquisa empírica e teórica voltada para a jurisprudência dos tribunais brasileiros, com o objetivo de promover o conhecimento jurídico e aplicar tecnologias de computador ao processamento de dados legais. Ela também atuou no conselho consultivo da Agência Reguladora do Audiovisual – ANCINE e como consultora jurídica de conglomerados de mídia e diferentes escritórios de advocacia.

Clara é autora de vários trabalhos acadêmicos em suas áreas de pesquisa e é autora do livro “Regulamentação nacional de serviços baseados na Internet: exceção, legitimidade e papel do Estados” – LumenJuris, 2019.

 

  Diego Rafael Canabarro

Diego Rafael Canabarro ingressou na Internet Society em julho de 2019 para atuar como Gerente Regional de Políticas para a América Latina e Caribe. Antes de ingressar na Internet Society, Diego trabalhou como consultor de políticas no Conselho do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), onde fazia parte de uma equipe multidisciplinar encarregada de monitorar processos e arenas de políticas no ecossistema de governança da Internet (principalmente o seguintes faixas: WSIS / IGF, ITU / CITEL e processos nacionais e regionais relacionados; e ICANN); desenvolvimento e execução de iniciativas políticas relacionadas à governança da Internet no Brasil e na região da ALC; e programas de capacitação, cursos de treinamento e materiais de conscientização para os formuladores de políticas do setor público e privado.

Além de profissional na área de Governança da Internet, Diego também é acadêmico com mais de dez anos de atividades em universidades no Brasil e no exterior. Sua agenda de pesquisa combina a Teoria Política das Relações Internacionais; Capacidade do Estado e Democracia; Segurança Nacional e Internacional; Governança Colaborativa e Multissetorial; Governo digital; Políticas e regulação de TIC; Governança da Internet; e Internet e Jurisdição. Ele possui bacharelado em direito (2002-2006), mestrado em Relações Internacionais (2007-2009) e doutorado em Ciência Política (2010-2014).

 

  Jörg Pohle

O Dr. Jörg Pohle é um PostDoc no Alexander von Humboldt Institute for internet and Society e lidera o programa de pesquisa “Dados, atores, infraestruturas: a governança da inovação orientada a dados e da cibersegurança”. Ele também lidera o projeto “Governança Global Prvada”, que se concentra nas negociações sociais no campo da privacidade, vigilância, segurança de TI e proteção de dados. Seus interesses de pesquisa incluem a interseção de Informática e Direito, modellificação e suas conseqüências sociais e proteção de dados por design.

Jörg Pohle estudou Direito, Ciência Política e Ciência da Computação com uma tese de diploma em segurança de computadores votantes e o discurso de segurança correspondente. Ele recebeu seu doutorado na Humboldt-Universität zu Berlin com uma dissertação sobre a história e a teoria da proteção de dados e implicações no design de sistemas de TIC. De 2017 a 2019, Jörg Pohle foi membro do Grupo de Peritos da Comissão Europeia em Sistemas de Rádio Reconfiguráveis.