Palestrantes Brasileiros
![]() |
Caio Scuarcialupi Mansini
Caio Scuarcialupi Mansini é especialista em Cyber Segurança e Inteligência Artificial. Ele é formado em Relações Internacionais pelas Faculdades Integradas Rio Branco, e Mestre em Relações Internacionais e Ciências Políticas pela Universidade da California, San Diego (UCSD). Durante seu mestrado, Caio foi congratulado com o prêmio “Richard Covington” por desenvolver um algoritmo que tem como objetivo avaliar a eficácia e a eficiência do GDPR (General Data Protection Regulation). Atualmente, Caio trabalha como Data Scientist na UCSD em um projeto em parceria com a NASA e a FEMA. Neste projeto, o time do qual Caio faz parte tem como objetivo criar um algoritmo que preveja quando, aonde e sob quais condições furacões irão acontecer em território americano. O objetivo é que o algoritmo ajude o governo americano a economizar mais de 3 bilhões de dólares em um tipo de ajuda financeira chamada “Disaster Relief Grant”.
|
![]() |
Danielle Jacon Ayres Pinto
Danielle Jacon Ayres Pinto é Professora Adjunta no Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Pós-Doutoranda (2019) em Ciências Militares na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME, Doutora (2016) em Ciência Política na linha de Política Internacional pela UNICAMP, Mestre (2009) em Relações Internacionais na linha de Estudos de Paz e Segurança na Universidade de Coimbra (Portugal) com diploma revalidado pela Universidade de São Paulo/USP, Bacharel (2007) em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra com diploma revalidado pela Universidade de São Paulo/USP, Especialista em Estudos da Paz e Segurança pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra/FEUC (2008) e em Direito Humanos e Democracia pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/FDUC (2007). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea – GEPPIC/UFSC, Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Segurança Internacional e Defesa – GESED/UFSC. Pesquisadora associada ao Grupo O Brasil e as Américas da UFPE. Tem experiência nas áreas de estudos Sobre Poder e Política Internacional, Estudos de Paz e Segurança com ênfase em: Mediação de Conflitos Internacionais, Construção do Poder do Estado, Smart Power, Ciberdefesa e Cibersegurança, Inserção Internacional do Brasil. Atualmente é membro da International Studies Association – ISA, da Associação Brasileira de Estudo de Defesa – ABED e da Associação Brasileira de Relações Internacionais – ABRI.
|
![]() |
Louise Marie Hurel
Louise Marie Hurel é doutoranda na London School of Economics (LSE) e pesquisadora de segurança cibernética e governança da Internet do Instituto Igarapé, coordenando projetos no Programa de segurança cibernética e liberdades digitais. Possui mestrado em Mídia e Comunicação (Dados e Sociedade) pela LSE (distinção) e bacharelado em Relações Internacionais pela PUC-Rio (distinção), tendo sido premiada por sua dissertação “Cibersegurança e Governança da Internet: Dois Concorrentes Campos”. Ela também é pesquisadora do Colégio de Guerra Naval do Brasil (NAC-EGN) escrevendo regularmente sobre implicações geopolíticas de tecnologias emergentes. Louise esteve ativamente envolvida nos espaços de governança da Internet, atuando como representante da Europa no Comitê Executivo do Grupo Constituinte de Usuários Não Comerciais (NCUC) e trabalhando na capacitação e no envolvimento por meio do Programa de Integração da Corporação na Internet para Nomes e Números Atribuídos (ICANN) . Louise também foi uma das representantes brasileiras no BRICS Youth Forum 2017. Ela também é ex-bolsista da Escola Europeia de Governança da Internet (2018) II Escola Brasileira de Governança da Internet (2015) e membro fundadora do ISOC de Cibersegurança e Juventude Grupos de Interesse Especial. Além de suas publicações pelo Igarapé, a pesquisa de Louise se concentra em abordagens interdisciplinares à (in) segurança, explorando também o papel de atores não estatais no desenvolvimento de normas cibernéticas (publicado no Taylor and Francis Cyber Policy Journal), em experiências nacionais e regionais de governança da Internet na América Latina (Universidade San Andrés, UPenn Annenberg School for Communication) e infra-estruturas de poder.
|
![]() |
Marcelo Mesquita Leal
Marcelo Leal é doutorando em Ciência Política na Universidade de Massachusetts Amherst e assistente de pesquisa no Centro Nacional de Governo Digital. Seus interesses de pesquisa estão principalmente no campo da segurança cibernética. Amplamente definido, sua pesquisa explora políticas globais e nacionais de cibersegurança que os estados buscam para exercer poder no ciberespaço. Em alguns de seus trabalhos recentes, ele explorou a importância da camada física do ciberespaço em tempos de guerra e as disputas sobre proteção de dados nos debates da Estrutura Brasileira de Direitos Civis para a Internet. Atualmente, ele está desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre atitudes públicas em relação a ameaças à segurança cibernética
|
![]() |
Marcos A. Guedes de Oliveira
Professor Titular de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui título de PhD em Government (Ciência Política) pela University of Essex (1992) e fez pós doutoramento em Relações Internacionais no Institut des Hautes Études de l’Amerique Latine, Sorbonne, Paris III onde recebeu a Chair Simon Bolívar 2000. Foi ainda Diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Middlesex University (2000-2003). Atualmente é pesquisador do CNPq e CAPES e Coordena o grupo de pesquisa O Brasil e as Américas do CNPq e o Núcleo de Estudos Americano da UFPE. Possui Mestrado em Sociologia (1985) e bacharelado em Ciências Sociais (1981) pela UFPE. É membro da International Studies Association, da International Political Science Association, da Associação Brasileira de Ciência Política, da Associação Brasileira de Estudos de Defesa e da Associação Brasileira de Relações Internacionais. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança Internacional, Política Externa do Brasil, Teorias de Integração, Mercosul, Política Externa dos EUA e temas correlatos de Segurança e Política Internacional.
|
![]() |
Marília Maciel
Marília Maciel é Pesquisadora Sênior de Política Digital da DiploFoundation. Anteriormente, foi pesquisadora e coordenadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas (CTS / FGV) no Rio de Janeiro. Ela atua como conselheira da Organização de Apoio a Nomes Genéricos (GNSO) da ICANN, representando o Grupo de Stakeholders Não Comercial (NCSG). Marília é ex-membro do Grupo de Trabalho sobre melhorias no Fórum de Governança da Internet (2011-2012), criado sob os auspícios da Comissão de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (UN CSTD). Ela também foi membro do Comitê Executivo Multissetorial da NETmundial e representou a CTS / FGV em reuniões do Comitê de Direitos Autorais e Direitos Relacionados (SCCR) da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Marília é doutoranda da Universidade de Bordeaux Montaigne, em Ciências da Informação e Comunicação. Possui mestrado em Integração Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), onde recebeu uma bolsa de pesquisa da Fundação de Pesquisa do Estado de Pernambuco (FACEPE) para investigar questões relacionadas à tributação e ao comércio eletrônico. |