Segurança no ciberespaço:
dinâmica, limites e oportunidades
Pensando em como o ciberespaço pode trazer desafios e soluções para as relações entre Estados? Interessado nas perspectivas do Norte e do Sul sobre esse assunto? Então venha se juntar a nós em maio!
Security in Cyberspace: dynamics, limits, and opportunities (CyberSec 2020)
Workshop Online
14 de Maio de 2020
O entrelaçamento profundo entre a sociedade e o ciberespaço tem mudado as interações humanas em várias esferas da sociedade, como as econômicas, jurídicas e políticas. Especificamente, no que diz respeito às comunicações entre Estados, essas mudanças se apresentam de uma maneira tão dinâmica que as ações digitais geralmente desencontram o pensamento estratégico tradicional, deixando espaço para incertezas e possíveis efeitos imprevistos no mundo físico. Assim, ao mesmo tempo em que o ciberespaço apresenta oportunidades para a sociedade, ele também pode fornecer um novo local para vulnerabilidades, maximizado pelo medo de ações on-line desviantes, visando a infraestrutura crítica e os desequilíbrios entre abertura e vigilância digital. Essas dinâmicas, com seus limites e oportunidades, precisam ser melhor avaliadas e discutidas pelos vários atores presentes no ciberespaço, e esse é o objetivo do presente workshop.
Além disso, o workshop é um esforço para vincular as preocupações do Norte e do Sul em relação à segurança, liberdade, conflitos e relações de poder no domínio digital. Especificamente, o objetivo é reunir estudiosos brasileiros e europeus, a fim de desmistificar a percepção de que os problemas cibernéticos são restritos a poucas “grandes potências”, como China, Rússia e EUA. Além disso, o workshop procura mostrar ao público que boas práticas e algumas abordagens institucionais podem oferecer formas alternativas de conduzir ações no ciberespaço. Para esse fim, o workshop abrangerá quatro painéis, cada um abordará uma questão central. O primeiro painel abordará as possíveis implicações de enquadrar o ciberespaço como um domínio de guerra para a sociedade e as relações entre Estados. O segundo painel se concentrará na discussão sobre as tensões entre segurança e liberdade online. O terceiro painel se concentrará nas estruturas de segurança cibernética no Brasil e na Europa. O painel final sintetizará como todos os tópicos anteriores se relacionam às relações de poder no mundo digital.
Convidamos pesquisadores e estudantes de todas as disciplinas, bem como profissionais dos setores público e privado, tecnólogos e formuladores de políticas, a participar de nossa discussão, a encontrar um terreno comum e a explorar os caminhos da pesquisa.